fbpx

A Melatonina e o Sono

A Melatonina e o Sono
A Melatonina e o Sono
User Rating: 3.4 (3 votes)

Você dormiu bem esta noite?

karina-ferrari-ciencia-filosofia-melatonina-sono-triptofano-terapia-psicoterapia-psicanalise

 

O sono é uma das funções mais importantes do nosso corpo. É através dele que recuperamos a energia gasta durante o dia e preparamos nosso corpo para o dia seguinte. Durante o sono profundo, as proteínas são sintetizadas no nosso organismo em grande escala, o que permite manter ou expandir as redes de neurônios ligados à memória e ao crescimento. É neste momento em que consolidados os aprendizados do nosso dia.

Dormir bem não está ligado somente à quantidade, mas principalmente à qualidade do sono. E para nos ajudar nesta tarefa tão importante o nosso corpo libera um hormônio chamado melatonina e é sobre ele que iremos falar.

 

 

A melatonina é o hormônio regulador do sono, secretado pela glândula pineal, localizada no cérebro, a partir da sintetização do triptofano – aminoácido essencial encontrado nas proteínas – e da ausência de luz. Quando o sol começa a se pôr e há a diminuição da luz, os níveis de melatonina no nosso corpo começam a subir para estimular o nosso sono.

Além da sua principal função como reguladora do sono, a melatonina tem função antioxidante, combatendo o envelhecimento. Ela também atua na recuperação de neurônios, evitando o Alzheimer e acidentes vasculares cerebrais, além de auxiliar no funcionamento correto do sistema imunológico e ser uma importante aliada no combate a distúrbios metabólicos, entre eles diabetes, hipertensão e obesidade.

Bom, você já percebeu que a diminuição da produção desse hormônio pode causar um problemão, né? Isso pode ocorrer em situações de estresse e problemas decorrentes de outras doenças, dentre elas as psíquicas, em que a insônia está presente.

karina-ferrari-ciencia-filosofia-melatonina-sono-mente-terapia-psicoterapia-psicanalise

 

Já ouviu aquela máxima “mente sã, corpo são”? Pois muitas vezes uma consulta ao terapeuta pode nos ajudar a resolver muitos problemas e a viver em maior equilíbrio, normalizando funções do nosso corpo, inclusive a produção de níveis adequados desse hormônio.

Então, bons sonhos!

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach, tendo constante participação em cursos, palestras e conferências para aprofundamento sobre o tema. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma sessão agora mesmo entrando em contato comigo, por telefone ou e-mail.

Leave a Reply