PARA ONDE VOCÊ VAI?

PARA ONDE VOCÊ VAI?
PARA ONDE VOCÊ VAI?
User Rating: 4.9 (2 votes)

O processo de coaching é muito transformador. E a transformação parte de saber onde estou e onde quero chegar.

Provavelmente você já precisou usar um GPS em algum momento da vida. Você digitou o endereço de onde queria ir e não sabia como chegar, e logo o GPS traçou o caminho e foi te dando as orientações para que você pudesse chegar lá. O processo de coaching é bem parecido com isso.

Mas para que o GPS possa traçar sua rota de destino, uma informação prévia é de suma importância. Onde estou?

Você já pensou que se o GPS não pudesse localizar o seu ponto de partida, não seria possível te levar até o seu destino? Imagine que você queira ir para o Guarujá e esteja em São Paulo, mas o GPS trace uma rota partindo de Sorocaba para te levar ao Guarujá. Você nunca irá chegar lá se seguir esse GPS…

Costumo dizer aos meus clientes, “quem não tem ponto de partida, não tem ponto de chegada”. Imprescindível saber onde estamos, antes de definir onde queremos chegar. Por isso o autoconhecimento é tão importante.

Com autoconhecimento, temos maior controle das nossas emoções e sentimentos, e assim podemos trabalhá-los de forma positiva. Reconhecer as nossas qualidades e os nossos defeitos, é o primeiro passo para evoluirmos e também a chave para nos relacionarmos melhor.

No processo de coaching, o coach irá utilizar do seu conhecimento e ferramentas específicas para ajudar o coachee a saber exatamente onde ele está. A partir daí, é possível traçar as competências que ele já tem, e as que precisa aprimorar e desenvolver para atingir seus melhores resultados.

Listei abaixo algumas ferramentas que ajudam bastante no autoconhecimento e que recomendo nos processos de coaching:

AUTOFEEDBACK – Todo processo de crescimento, amadurecimento ou mudança passa por uma fase fundamental de autoconhecimento. Essa avaliação pessoal é necessária para identificar pontos fortes e os que precisam de atenção, assim como as dificuldades e limitações que comprometem a evolução pessoal e profissional.

RODA DA VIDA – Outra forma de nos conhecermos melhor e avaliar como estão as diversas áreas da nossa vida, é a Roda da Vida. Aqui, somos convidados a refletir sobre a vida familiar, profissional, espiritual, financeira, social, saúde, etc., e identificamos quais áreas necessitam de maior atenção.

PERFIL COMPORTAMENTAL – Esta ferramenta é muito interessante. Através dela conhecemos nosso padrão de comportamento, conhecendo melhor nossos pontos fortes e nossos pontos de melhoria, e posteriormente conseguindo utilizar esse conhecimento para otimizar os resultados em busca da nossa meta.

VALORES – Esta ferramenta também aborda o autoconhecimento. Aqui, são identificados os reais motivos pelos quais são regidas nossas atitudes, o que temos como realmente importante e quais são as bases das nossas tomadas de decisão. Também identificamos aqui as razões que nos fazem sentir ofendidos ou reconhecidos pelo meio.

Estas são excelentes ferramentas, dentre outras, que nos trazem profundo conhecimento de quem nós somos, o que é muito importante no processo de coaching. Você sabe para onde vai? Sabe onde está agora? Eu convido você a fazer esta análise com profundidade, a mergulhar dentro de si.

E se não souber como começar, um bom coach poderá lhe ajudar!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos! Tem algo a compartilhar? Deixe seu comentário abaixo!
:)

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach, tendo constante participação em cursos, palestras e conferências para aprofundamento sobre o tema. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma sessão agora mesmo entrando em contato comigo, por telefone ou e-mail.

Leave a Reply