fbpx

Poder Além da Vida — Peaceful Warrior

Poder Além da Vida — Peaceful Warrior
Poder Além da Vida — Peaceful Warrior
User Rating: 5 (1 votes)
Poder Além da Vida (tradução para o português do filme “Peaceful Warrior”), é um filme Norte Americano de 2006, baseado no livro Way of the Peaceful Warrior de Dan Millman, estrelando Scott MechlowiczNick Nolte e Amy Smart.

 

Sinopse

Dan Millman é um talentoso ginasta com sonhos Olímpicos. Ele tem tudo: troféus, amigos, motos velozes, belas garotas e festas “animais”. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando conhece Sócrates (Nick Nolte), um homem estranho e misterioso capaz de entrar em contato com novos mundos de força e compreensão. Após um grave acidente, Sócrates e a jovem Joy (Amy Smart) ajudam Dan a descobrir que ainda há muito a aprender, e muito mais para deixar para trás, antes de se tornar um verdadeiro guerreiro e encontrar seu destino.
 
Este é um dos meus “filmes de cabeceira”, são muitas lições que ele nos traz… nos faz pensar em como na vida é importante aceitar o não controle. A vulnerabilidade.

Queremos ter a sensação de “controle” sobre tudo, quando o que nos cabe é o auto controle. Cada coisa que nos acontece, tem uma razão de ser, e é sempre para a nossa evolução e crescimento. Se soubermos explorar os acontecimentos ao máximo, iremos vivenciar com alegria a nossa jornada. E afinal, a vida se trata da jornada… e não do destino.

 

karina-ferrari-terapia-diversao-e-cultura-filmes-poder-alem-da-vida

 

Vivemos a maior parte da vida remoendo o passado ou projetando o futuro. Estamos dessa forma realmente vivendo, ou apenas existindo? A vida acontece no aqui agora, no presente, e na maior parte do tempo estamos ausentes da vida. Quantas vezes projetamos o futuro e alcançar uma meta, um objetivo, se torna a única razão de viver, e quando finalmente conseguimos, existe um vazio, e não um estado de ser, como imaginávamos que seria?

É importante que uma meta, um objetivo, esteja alinhado com nosso propósito de vida, com nossa missão, e não seja apenas uma meta egoísta que irá satisfazer apenas momentaneamente um desejo do ego, pois assim nos tornaremos vazios. Mas se nossos sonhos estiverem ligados com um propósito, ao alcançá-lo existe o sentimento de preenchimento, de sentido de ser, de contribuição, e isso faz toda a diferença…

“Um guerreiro não desiste do que ama, ele encontra o amor no que ele faz. Ser guerreiro não exige perfeição, ou vitória, ou invulnerabilidade. Ele é a vulnerabilidade absoluta. Essa é a única coragem de verdade”.

Ser quem verdadeiramente somos exige coragem. Abandonar aquilo que nos aprisiona é um ato de amor próprio.

Outro aprendizado profundo que este filme nos traz é que para aprender o novo, é preciso antes esvaziar a mente. Quantas bobagens carregamos em nossa mente? Como colocar algo novo antes de “jogar fora o lixo”? Já pensou em quantos conceitos seguimos apenas porque aprendemos de determinada maneira, sem questionar, apenas porque achamos que “tem que ser assim”? Quais as bobagens em que você tem acreditado e que o estão impedindo de viver plenamente?

Conhecimento não é o mesmo que sabedoria, talvez tenhamos muitos conceitos teóricos na mente, mas quantos deles colocamos efetivamente em prática? A sabedoria é o conhecimento praticado, experienciado, vivido!

 

Algumas frases marcantes do filme que procuro praticar ativamente na minha vida:

 
Um guerreiro não desiste do que ele ama, ele encontra amor no que faz. Ser guerreiro não exige perfeição. Ou vitória. Ou invulnerabilidade. Ele é a vulnerabilidade absoluta. Essa é a única coragem verdadeira.

A vida é uma escolha. Você pode escolher ser uma vítima ou qualquer outra coisa que deseje. Um guerreiro age e um tolo reage. Não há começar e parar. Apenas fazer.

Raiva, odio, violencia. Tudo isso é só medo.

As pessoas mais difícies de amar normalmente são as que mais precisam de amor.

As pessoas temem o que há por dentro delas mesmas, mas é o único lugar onde encontrarão o que precisam.

Onde você está? Aqui.
Que horas são? Agora.
O que é você? Esse momento.

Conhecimento não é o mesmo que sabedoria. A sabedoria está em agir.

Temos que aprender a jogar fora o lixo que impede de percebermos o que acontece e realmente importa.

Não existe tristeza na morte, há tristeza em quem não proveita a vida.

A jornada é o que nos traz a felicidade e não o destino.

Não existe início ou chegada, só o caminho.
 
:)

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma consulta agora mesmo entrando emcontato comigo, por telefone ou e-mail.

Leave a Reply