Comece a se mexer! Os benefícios da Caminhada

Comece a se mexer! Os benefícios da Caminhada
Comece a se mexer! Os benefícios da Caminhada
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Você precisa praticar uma atividade física e não sabe como começar?

Bom, a caminhada é um dos exercícios mais fáceis de se praticar e pode ser uma boa opção. É barata, não exige habilidades, pode ser feita a qualquer momento do dia, na rua, num parque ou mesmo numa esteira, e não apresenta restrição de idade.

Além de melhorar o condicionamento físico, a caminhada oferece inúmeras vantagens para a saúde do corpo e da mente.

 

Caminhar melhora da circulação sanguínea e a capacidade pulmonar

Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão arterial. Pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas.

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Caminhar aumenta a sensação de bem estar

karina-ferrari-terapia-holistica-psicoterapia-psicanalise-coaching-saude-atividade-fisica-caminhada-aumenta-bem-estar< Durante uma atividade física, o corpo libera a endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde, diminuir a sonolência e retardar o envelhecimento.

 

Caminhar auxilia no controle do colesterol, diabetes e osteoporose

Exercícios físicos feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo. Ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim, reduzem os níveis de glicose e melhoram a ação da insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo. A insulina é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

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Outro aspecto interessante é no combate à osteoporose. Durante a caminhada, ocorre a movimentação de todo o esqueleto, fazendo com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

 

Caminhar mantém o peso em equilíbrio e emagrece

É isso mesmo, além de todos os benefícios que falamos anteriormente, caminhar também emagrece! Isso porque quando começamos uma atividade física, neste caso a caminhada, o corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa a queima de gorduras localizadas. Essa queima de gorduras continua a ocorrer mesmo horas depois do exercício, devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

Além disso, caminhar também pode controlar a vontade de comer, pois a liberação de hormônios como a endorfina, durante a caminhada, relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida.

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Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma consulta agora mesmo entrando emcontato comigo, por telefone ou e-mail.

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