Dicas para uma caminhada eficaz

karina ferrari terapia holistica psicoterapia psicanalise coaching saude atividade fisica caminhada vamos caminhar header
Dicas para uma caminhada eficaz
User Rating: 4.6 (3 votes)

Dicas para uma caminhada eficaz: Conheça melhor o seu corpo

Se está sedentário, antes de sair andando ou correndo por aí, consulte um cardiologista e um ortopedista. O primeiro vai analisar o seu sistema cardiovascular e o segundo o aparelho locomotor, observando, por exemplo, se os joelhos estão em boas condições para a atividade que você pretende fazer. Um bom professor de educação física costuma sugerir essas visitas aos especialistas, antes mesmo de planejar o treino propriamente dito.
karina-ferrari-terapia-holistica-psicoterapia-psicanalise-coaching-saude-atividade-fisica-caminhada-dicas-cardiologista

 

Use roupas e calçados apropriados

Prefira um par de tênis com sistema de amortecimento, isso irá diminuir o impacto da pisada e proteger as articulações. Use roupas leves e que permitam a transpiração.

O principal erro é acreditar que quanto mais quente for a roupa, e mais suar mais irá emagrecer.

Acontece que a transpiração não significa que você está emagrecendo, e sim que ele está perdendo água e sais minerais.

O peso perdido será reposto no primeiro copo d’água. Por esse motivo, é importante usar roupas leves e frescas para não interferir na transpiração. Se você bloqueia a saída do suor com roupas pesadas pode ficar desidratado, com pressão baixa e, em casos mais graves, até desmaiar.

karina ferrari terapia holistica psicoterapia psicanalise coaching saude atividade fisica caminhada dicas roupas

 

Alongue-se

Alongamento
Evite lesões, alongue-se alguns minutinhos antes e depois da caminhada. O alongamento reduz a tensão muscular, melhora a coordenação motora, a flexibilidade, aumenta a amplitude dos nossos movimentos, estimula a circulação e desenvolve a nossa consciência corporal.
O ideal durante o alongamento é não fazer movimentos bruscos e segurar cada posição por aproximadamente 30 segundos. Assim você estará mais preparado para a sua caminhada!

 

Hidrate-se.

A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até mesmo para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjoos.

Hidrate-se, beba água

 

Frequência

A caminhada deve ser feita de forma gradual. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano. Nas semanas seguintes, você pode ir aumentando o tempo (de 30 para 40 minutos na segunda semana, 45 minutos na terceira semana e 50 minutos na quarta semana) e a frequência (3 vezes por semana nas 2 primeiras semanas, 4 vezes por semana na terceira semana e 5 vezes por semana a partir da quarta semana).

E então, o que você está esperando? Calce os tênis, coloque uma roupa confortável e vamos caminhar!

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma consulta agora mesmo entrando emcontato comigo, por telefone ou e-mail.

2 Comments

  1. Sensacional esse artigo. Parabens deve ter dado um trabalhao reunir todo esse conhecimento em um lugar só

  2. Olá Carol, Obrigada pelo seu comentário! Sem dúvida tem sido um trabalho grande, que bom que os assuntos estão sendo úteis. Abraços

Leave a Reply