Semente de Chia – Veja como melhorar a sua nutrição

Semente de Chia – Veja como melhorar a sua nutrição
Semente de Chia – Veja como melhorar a sua nutrição
User Rating: 5 (3 votes)

Eu não imaginava quanta coisa boa uma sementinha dessas podia fazer. Quando conheci a chia, passei a adotá-la na minha dieta.

Originária de regiões como o México, Guatemala e Colômbia, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Chia é o nome popular da Salvia Hispanica, planta mais conhecida por sua semente, que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo.

A semente de chia é um dos alimentos funcionais conhecido mais saudáveis e completos. Pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas.

Seus principais componentes são:

  • Ômega 3: A semente da chia é uma das fontes mais ricas conhecidas de ômega 3 – possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão. Essa gordura tem como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea.
  • Cálcio: Por ter bastante cálcio, a chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Porém, alimentos como tofu e gergelim contêm maiores quantidades de cálcio, e vale consumi-los também.
  • Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes.
  • Manganêsfósforo: três vezes mais do que no espinafre.
  • Proteínas: É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
  • Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e da boa digestão.
  • São também extremamente ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Fornece energia e emagrece!

semente-de-chia-energia-emagrece

As sementes de chia são calóricas e fornecem resistência e energia. As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis, que “incham” o estômago, causando sensação de saciedade e retardando a sensação de fome. Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia.

Ao contrário da semente de linhaça, sementes de chia não precisam ser moídas antes de ser ingeridas, o corpo humano pode facilmente digeri-las. Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter água) devido à alta concentração de fibras torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que intensifica a sensação de saciedade.

 

Resumindo, os benefícios da chia são:

semente-de-chia-beneficios

  • Reduz o colesterol e triglicérides;
  • Controla a glicemia;
  • Ajuda na formação óssea;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a imunidade do organismo;
  • Auxilia no funcionamento intestinal;
  • Elimina as gorduras e toxinas do corpo;
  • Fornece energia;
  • Fortalece o sistema muscular;
  • Previne diabetes e doenças cardiovasculares;
  • Controla a pressão sanguínea.

 

Nossa, quanta coisa! A semente de chia é realmente um alimento maravilhoso que eu procuro manter na minha dieta diariamente.

semente-de-chia-iogurte-frutas-dieta-saudavel

 

Você pode comer sementes de chia pura, misturá-las com a sua bebida favorita, adicioná-las ao seu cereal ou salada ou incrementá-las em diversas receitas. Eu costumo usá-la na minha vitamina de frutas e também misturá-la a um copo de iogurte. Sementes de chia têm longa validade e podem ser estocadas por anos.                                                                                                                                                              semente-de-chia-vitamina-alimento-saudavel

Saiba mais assistindo o vídeo:

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach, tendo constante participação em cursos, palestras e conferências para aprofundamento sobre o tema.Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere.Agende uma sessão agora mesmo entrando em contato comigo, por telefone ou e-mail.

Leave a Reply