Coloque sua vida em ordem e viva em harmonia

Coloque sua vida em ordem e viva em harmonia
Coloque sua vida em ordem e viva em harmonia
User Rating: 4.9 (2 votes)

 
 
 
Vida em harmonia é vida em ordem.

 

Como está a organização da sua vida?

Como anda sua vida interior, suas emoções?

 

Uma vida interior organizada requer consciência, e por não haver quem seja completamente consciente, a organização interna em si é relativa.

Quando o indivíduo se propõe a conhecer a si mesmo e tornar consciente aspectos de si que antes negava ou desconhecia, está se organizando interiormente.

Do contrário, sempre que existe falta de consciência, existe a desordem interna.

 

O mundo exterior é expressão do nosso mundo interior. Quando acumulamos em nossas gavetas e armários objetos que não mais utilizamos, existe uma “falsa ordem”, é aquela coisa que por fora parece tudo arrumadinho, mas quando você abre… está tudo uma bagunça…

Quando a desordem está presente na vida de uma pessoa, ela foge de alguma coisa e busca evitar o confronto. Quando não conseguimos lidar com as nossas emoções, estamos em desordem interna.

 

Externamente, podemos apresentar desordem na nossa vida pessoal, financeira ou mesmo no uso que fazemos do tempo.

 

O princípio é o mesmo, seja na vida interior ou exterior. Em ambos os casos,

é preciso assumir responsabilidade e dedicar tempo e esforço na reorganização.

Quanto mais tivermos acumulado, maior será o esforço demandado para a organização. Por isso, quanto antes começarmos, melhor.

 

Achar que viver na desordem não trará qualquer impacto para a vida é mera ilusão.

As tensões, a ansiedade, o desconforto, a culpa e o descontentamento são resultados da desordem.

 

E criar ordem sempre significa investir um esforço; o indivíduo maduro sabe e aceita esse fato, e percebe que o que ganha com esse esforço – paz mental, estado de harmonia e conforto – supera o esforço investido. Tudo tem um preço, o da ordem, é o esforço e disciplina. Entretanto, a desordem dissipa energia, e ao aplicamos o esforço necessário, superando nossas resistências para estabelecer a ordem, ganhamos energia!

 

Se você realiza suas tarefas dentro do prazo, não acumula coisas inúteis e velhas, se lida imediatamente com os assuntos importantes e necessários, sua vida está em ordem, e para isso, é preciso ter disciplina.

Disciplina é liberdade, associar a disciplina ao autoritarismo e obrigatoriedade é ter uma visão distorcida e infantil do que a disciplina de fato representa.

 

Quando a vida exterior da pessoa está desorganizada, isso sempre reflete uma desordem interna. Porém, a vida exterior organizada nem sempre é reflexo da ordem e harmonia interior, mas pode ser, pelo contrário, uma compensação pela falta de ordem interna. Isso é percebido quando manter a ordem externa se torna obsessivo, compulsivo, e a pessoa se torna tensa e ansiosa quando a rotina estabelecida não pode ser cumprida.

 

E COMO PODEMOS ENTÃO COMEÇAR A ORGANIZAR NOSSA VIDA INTERIOR?

Uma forma para encarar isso é observarmos em que aspectos existe a desordem na nossa vida exterior, e ao encontrar essa desordem, começar a focalizar o nosso desconforto em relação a ela, sentir o quanto ela nos perturba, nos exaure.

 

Quando temos dificuldade de nos concentrarmos em algo, de manter o foco, isso é resultado dessa desordem interna.

 

Em que aspecto da sua vida você criou ordem verdadeira e sente conforto e relaxamento? De que maneira você sofre por conta da sua desordem? Você está consciente de que sofre pela desordem? Se não está, busque em seu interior e veja o desconforto indireto, na forma de tensão, ansiedade, descontentamento, desconforto…

 

Tudo aquilo que tememos tem dentro de si a dualidade.

Quando temos coragem, e vamos em direção ao que tememos, logo a aflição se dissolve. Se fugimos, aumentamos a confusão e sofrimento. Não há escuridão que não carregue em seu cerne a luz, não há mal que não carregue dentro de si a bondade.

 

Por isso, meu desejo é que você possa olhar cada vez mais para dentro de si, ampliando sua consciência, e com isso organizar cada vez mais seu mundo interior, e o reflexo será a ordem no mundo exterior e um sentimento mais sustentável de harmonia e paz.

 

Existem muitos caminhos que podem te ajudar nisso, e como psicanalista e terapeuta holística, o caminho pela terapia é um que posso sugerir e indicar. Gosto muito de trabalhar essa ampliação de consciência e autoconhecimento com meus clientes, auxiliando-os a organizar sua vida interior, para que possam refletir isso na sua vida exterior e serem de fato mais feliz.

 

Deixe aí em baixo seus comentários, dúvidas ou compartilhe sua experiência sobre esse assunto!

 

(este texto foi inspirado na palestra Pathwork 205, para maiores informações acesse o site www.pathworkbrasil.com.br)

 

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach, tendo constante participação em cursos, palestras e conferências para aprofundamento sobre o tema. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma sessão agora mesmo entrando em contato comigo, por telefone ou e-mail.

Leave a Reply