fbpx

Psicoterapias

Neutralidade no processo terapêutico

Neutralidade no processo terapêutico

A neutralidade no processo terapêutico é uma das qualidades que o terapeuta deve desenvolver. Ser neutro significa não dar conselhos, opinião pessoal ou julgar segundo seus próprios valores morais, sociais e religiosos.   Eu já vi por aí muitos “terapeutas” dando soluções ou opiniões para seus clientes. Isso é antiético e pode impactar muito negativamente na vida do cliente.   É comum da... »

Coloque sua vida em ordem e viva em harmonia

Coloque sua vida em ordem e viva em harmonia

      Vida em harmonia é vida em ordem.   Como está a organização da sua vida? Como anda sua vida interior, suas emoções?   Uma vida interior organizada requer consciência, e por não haver quem seja completamente consciente, a organização interna em si é relativa. Quando o indivíduo se propõe a conhecer a si mesmo e tornar consciente aspectos de si que antes negava ou desc... »

Ânima x Ânimus  – O equilíbrio perfeito

Ânima x Ânimus – O equilíbrio perfeito

    Talvez você já tenha ouvido por aí alguém dizer “Nossa, mas esta mulher é muito ânimus” ou “Esse cara é muito ânima”. Mas afinal, o que é ânima e ânimus? E qual a relação desses arquétipos com “equilíbrio”? Ânima é a alma natural da mulher. As características ânima compreendem a bondade, compreensão, empatia, gentileza, justiça, emoção, intuição, capacidade de amar, cuidar, ouvir, cr... »

O que é Fobia?

O que é Fobia?

    A fobia é um medo persistente e irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, mas que, mesmo assim, provoca ansiedade extrema. O medo funciona como um sinalizador; é uma reação psicológica e fisiológica normal em resposta a alguma ameaça ou perigo, ou à antecipação dos mesmos, ajudando a pessoa a se preparar para alguma... »

Racionalização — Você Racionaliza?

Racionalização — Você Racionaliza?

Quem disser que não racionaliza, atire a primeira pedra! A racionalização é um mecanismo de defesa do ego. Defesa? Isso mesmo, defesa. O ego, em sua tentativa de se proteger da censura — censura esta que pode ser interna ou externa – conta uma mentira para se “proteger”. E o pior é que ele — o ego — acha que se protege, logo vou explicar por que. A racionalização é um mecanismo de defesa onde o in... »

O que é Psicanálise?

O que é Psicanálise?

Psicanálise é um método desenvolvido pelo médico neurologista alemão Sigmund Freud, para tratar de distúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente. Os primórdios da psicanálise datam de 1882 quando Freud, interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos, ao escutar seus pacientes, percebeu que seus problemas se originaram da inaceitação ... »

Recalque e Evolução

Recalque e Evolução

A mãe de João pediu que ele emprestasse R$ 1.000,00 a seu irmão Antônio para pagar o IPVA de seu carro, já que Antônio estava desempregado. João prontamente pega sua carteira e preenche o cheque de R$ 1.000,00. Antônio vai ao banco para sacar o dinheiro quando o caixa lhe diz que o cheque está sem a assinatura e não poderia lhe entregar o dinheiro. Aparentemente João “esqueceu” de assinar o cheque... »

Sombra — O lado sombrio do nosso eu

Sombra — O lado sombrio do nosso eu

Carl Gustav Jung, ao longo do desenvolvimento do seu trabalho na Psicologia Analítica, nos trouxe o conceito de sombra. A sombra representa o lado mais sombrio do nosso eu. Ela contém todas aquelas atividades e desejos que podem ser considerados imorais e violentos, aqueles que a sociedade, e até nós mesmos, não podemos aceitar. Ela nos leva a nos comportarmos de uma forma que normalmente não nos ... »

Superego — O Julgador dos Nossos Pensamentos

Superego — O Julgador dos Nossos Pensamentos

O que é Superego? Superego é a última estrutura da personalidade e se desenvolve a partir do ego. O superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do ego, é o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos parâmetros que constituem as inibições da personalidade. A introjeção das primeiras proibições parentais acarreta, dentro do ego, alterações que visam a ajustar o ... »

Ego — Definição do Eu Consciente de Freud

Ego — Definição do Eu Consciente de Freud

O que é o Ego? O ego (eu) é uma função complexa de todas as experiências arquivadas pelo indivíduo, diferenciando-se de um ser para outro. A natureza do ego é a mesma do id, ou seja, é a porção do id que veio para a região clara do consciente e agora tem que controlar o próprio id, nas suas exigências de forçar o ego, emocionalmente, a ter prazer, muitas vezes descabidas pelos padrões da própria s... »

Page 1 of 212