Ego — Definição do Eu Consciente de Freud

Ego — Definição do Eu Consciente de Freud
Ego — Definição do Eu Consciente de Freud
User Rating: 5 (2 votes)

O que é o Ego?

O ego (eu) é uma função complexa de todas as experiências arquivadas pelo indivíduo, diferenciando-se de um ser para outro. A natureza do ego é a mesma do id, ou seja, é a porção do id que veio para a região clara do consciente e agora tem que controlar o próprio id, nas suas exigências de forçar o ego, emocionalmente, a ter prazer, muitas vezes descabidas pelos padrões da própria sociedade.

O ego é a parte estrutural da psique que está numa relação de dependência tanto para com os impulsos, as reivindicações do id, como para com as restrições do superego e das exigências da realidade e da censura externa, sendo o defensor da personalidade.

Freud mostra que o material patogênico contido no inconsciente, só pode ser obtido, na psicoterapia, progressivamente. A consciência do ego é designada como um desfiladeiro que só deixa passar uma recordação patogênica de cada vez e que pode ser bloqueada enquanto a razão não tiver vencido as resistências da defesa e da censura. Assim, uma recordação que está prestes a vir à luz permanece ali, diante do doente, até que ele a receba no seu espaço consciente.

Muitas vezes, o ego é infiltrado pelo núcleo patogênico inconsciente, que invade o consciente, de modo que a fronteira entre os dois sistemas parece, por vezes, puramente convencional. É o que ocorre nas neuroses, psicoses, etc. Para evitar esta infiltração, surgem as resistências e as defesas do ego.

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma consulta agora mesmo entrando emcontato comigo, por telefone ou e-mail.

Leave a Reply