fbpx

O que todo o mundo precisa saber sobre o Reiki

O que todo o mundo precisa saber sobre o Reiki
O que todo o mundo precisa saber sobre o Reiki
User Rating: 4.9 (2 votes)

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o Reiki. Aqui abordarei alguns itens básicos que todo o mundo precisa saber para conhecer melhor essa técnica e ferramenta terapêutica.

 

O QUE É REIKI?

Reiki é uma técnica de imposição de mãos, onde o terapeuta Reiki, que previamente passou por um processo de harmonização pessoal, aprende a canalizar a Energia Vital Universal e transmiti-la através das mãos. A pessoa que recebe essa energia Vital Universal, com o auxílio das mãos do Reikiano, vai se harmonizando, através de um intenso relaxamento muscular e melhoria do sistema imunológico, promovidos pelo Reiki. O Reiki em si não cura doenças, dizemos que é a própria pessoa que se cura, à medida que se permite receber essa energia.
 
O Reiki faz parte das Técnicas Integrativas e Complementares, já é utilizado dentro dos hospitais como ferramenta complementar ao tratamento médico, inclusive dentro do sistema SUS de saúde, e é uma profissão reconhecida desde Janeiro de 2017, pois obteve a comprovação científica da sua eficácia. Ele foi enquadrado dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação), órgão responsável pela classificação de profissões e ligado ao Ministério do Trabalho e ao IBGE. Para maiores informações, acesse: http://www.cnae.ibge.gov.br/ e digite o código 8690-9/01 no campo de busca.

 

 

COMO O REIKI SURGIU?

Dizemos que o Reiki foi “redescoberto”, pois ele sempre esteve disponível, mas graças ao trabalho de um japonês chamado Mikao Usui, pudemos reaprender a nos conectar com a Energia Vital Universal. Ele trilhou um longo caminho para aprender a se conectar com essa energia, e após muitas pesquisas e grandes buscas, em Março de 1922 ele finalmente conseguiu. Ele transmitiu esse conhecimento a algumas outras pessoas que foram então dando sequência à difusão do método Reiki.

 

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO REIKI?

Tecnicamente falando, o Reiki promove um intenso relaxamento muscular e redução da tensão elétrica da pele, o que leva à redução do estresse e uma capacidade maior do corpo de lidar com sua própria saúde.

Temos excelentes resultados com a prática do Reiki nos casos de: estresse, ansiedade, dores, insônia, depressão, desequilíbrio emocional, bloqueios psicológicos, enfermidades agudas e crônicas, pré e pós operatórios, dependência de drogas, acidentados, estados terminais, etc.

O Reiki irá promover um aumento do sistema imunológico, redução das toxinas do organismo e maior equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

 

 

EXISTE ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO PARA A TERAPIA REIKI?

Além de ser uma técnica muito simples e beneficiar todo ser vivo, tanto nós seres humanos como as plantas e os animais, o Reiki é absolutamente seguro.  Existem 3 situações em que se deve ter um cuidado para que ele seja aplicado no momento adequado, mas não que não possa ser feito. São elas:
 

    • Pessoas que irão passar por uma cirurgia: o Reiki pode ser feito antes e depois da cirurgia, mas não se deve fazer durante a cirurgia, pois o Reiki reduz o efeito de anestesias.

 

    • Para ossos quebrados: quando há uma fratura, é recomendado aguardar o médico colocar o osso no lugar e então sim aplicar o Reiki, pois o Reiki ajuda a colar o osso, e se aplicado antes, poderá colar o osso fora do lugar.

 

  • Em casos de amputações: o Reiki acelera a cicatrização, então só deve ser aplicado nesses casos depois de reimplantado o membro no local.

 

 

COMO É UMA SESSÃO DE REIKI?

A Técnica Reiki é bastante simples. Basta que o Reikiano imponha as mãos sobre aquele que irá receber a energia. Dentro de uma sessão tradicional, trabalhamos a imposição de mãos em alguns pontos específicos do corpo, e a grande maioria desses pontos estão relacionados aos 7 principais chacras do nosso corpo. Uma sessão completa de Reiki leva em média de 40 minutos a 1 hora. Para tornar a sessão mais agradável para quem a recebe, em geral, no consultório do Terapeuta Reiki, você encontrará uma maca, onde o cliente poderá receber essa energia de forma mais confortável. É comum utilizar-se uma música relaxante durante a sessão e um ambiente de pouca luz para ajudar a relaxar. Cada Terapeuta Reiki irá agregar alguns itens ao seu ambiente de acordo com a individualidade de cada um, sempre buscando proporcionar um ambiente agradável e de maior bem-estar ao seu cliente.
 
      

 

 

 

COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA DO REIKI

Hoje, depois de diversas pesquisas e experiências científicas que foram feitas com o Reiki, conseguiu-se comprovar a sua eficácia, desmistificando o que muitas pessoas ainda acreditavam tratar-se de crendice ou religião. Isso ajudou para que o Reiki se tornasse uma profissão no Brasil, o que é maravilhoso, pois o Reiki só tem se expandido desde então. Veja abaixo um vídeo que mostra alguns estudos que foram feitos e que foi apresentado pelo programa de TV “Bem-Estar”.

 

 

 

COMO FAÇO PARA AGENDAR UMA SESSÃO?

Você pode buscar um terapeuta Reiki próximo de você e agendar uma sessão. O Reiki também pode ser enviado à distância, e em casos em que o cliente tenha dificuldades de locomoção até o consultório, ou em casos emergenciais, esta pode ser uma boa opção, que poderá ser combinada com o terapeuta.

Caso necessite de recomendações, entre em contato comigo.

 

 

QUALQUER PESSOA PODE APRENDER O REIKI?

Sim! O Reiki é para todos, e até crianças podem aprender o Reiki. Ainda que você não vá se tornar um terapeuta Reiki, você pode aprender o Reiki para cuidar de si mesmo através da autoaplicação e também poderá ajudar as pessoas à sua volta. Caso tenha intresse em saber mais sobre o curso para aprender o Reiki clique aqui.
 

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach, tendo constante participação em cursos, palestras e conferências para aprofundamento sobre o tema. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma sessão agora mesmo entrando em contato comigo, por telefone ou e-mail.

Leave a Reply