fbpx

Vale a pena investir seu dinheiro em terapia?

Vale a pena investir seu dinheiro em terapia?
Vale a pena investir seu dinheiro em terapia?
User Rating: 4.9 (6 votes)

Em busca de uma melhor qualidade de vida, muitas pessoas hoje em dia investem seu dinheiro em sessões de psicoterapia, psicanálise e terapia holística.

Outras, ainda se perguntam se vale a pena este investimento.

O autoconhecimento exige coragem, mas é imensamente libertador. Entender as razões inconscientes que nos levam a determinados tipos de emoções e comportamentos que nos causam sofrimento é o primeiro passo. Vamos ampliando nosso campo consciente e assim nos conhecendo cada vez melhor. É possível fazer isso sozinho até certo limite, pois em determinado momento iremos esbarrar em algumas estruturas de defesa onde o processo se estagna, e ai a ajuda de um profissional é necessária.

É importante ressaltar que para ser um bom terapeuta é preciso antes muito estudo. Dependendo da área, a formação pode ser de 3 a 5 anos, incluindo análise pessoal, estágios e supervisões, e depois de formado o profissional procura se especializar através de cursos para aprimorar seus conhecimentos e técnicas psicoterapêuticas. A verdade é que nunca paramos de estudar. Como estamos lidando com pessoas, não existe a técnica certa, mas sim a melhor técnica para aquela pessoa em questão, naquele momento. Por isso, a técnica terapêutica precisa ser centrada no paciente e não no método, e isso demanda muito estudo, experiência e dedicação.

 

Quais seriam então os sinais de que chegou a hora de fazer terapia?

karina-ferrari-terapia-investir-dinheiro-em-psicoterapia-sinais

 

Você pode começar avaliando sua capacidade de tolerância. Tudo o que lhe faz se sentir oprimido ou te impede de ser você mesmo, merece a atenção de um terapeuta.

 

• Todas as suas emoções são intensas
Com que frequência e intensidade você se sente nervoso? Triste? Com raiva? Quando um desafio aparece de repente, você imediatamente se prepara para o pior?
Esse tipo de ansiedade extrema, em que as preocupações são desproporcionais e os cenários pessimistas passam a se tornar constantes, pode ser profundamente debilitante. É provavelmente a hora de procurar um terapeuta.

 

• Dores de cabeça constantes, dores de estômago, dores em qualquer região do corpo sem causa aparente, baixa resistência física, resfriados, dores de garganta, alergias, doenças de pele, perda ou aumento de apetite, insônia, angústia
Quando estamos emocionalmente abalados o corpo “fala”. A doença é apenas um sinal de que algo não vai bem e nos serve de alerta para identificarmos e corrigirmos o problema e voltarmos para o equilíbrio. Como muitas vezes não conseguimos fazer isto sozinhos, pode ser a hora de procurar um terapeuta.

 

• Você passou por um trauma e não consegue se restabelecer

A perda de entes queridos por morte, o término de um relacionamento, a perda de um emprego, um acidente com lesões graves, o enfrentamento de uma doença grave ou terminal, podem exigir um acompanhamento terapêutico. Em casos como esses, muitas vezes há um afastamento dos amigos e uma tendência ao isolamento e depressão. Outras pessoas podem agir buscando excessivamente os amigos e outras atividades de forma maníaca. Ambas devem procurar ajuda.

 

• Você está usando alguma substância para aguentar o dia a dia
Se você percebe que está bebendo ou usando drogas em maiores quantidades ou com maior frequência, pode ser um sinal de que você queira anestesiar algum tipo de sensação. Além de bebidas e drogas, essa substância pode ser também a comida. Mudanças no apetite pode ser um sinal de que algo não vai bem. Atente para esses sinais e busque ajuda de um profissional.

 

• Sente que não está rendendo no trabalho, se sente desconectado do que gostava de fazer e na sua relação com as pessoas
Sentimentos assim indicam que algo não vai bem dentro da gente. Muitas vezes temos dificuldade de identificar as verdadeiras razões para isso, sendo necessário buscar ajuda terapêutica.

 

Preciso apresentar algum dos sinais descritos para buscar a terapia?

Certamente que NÃO! Como disse no início, a terapia é um processo de autoconhecimento. O ideal seria que todo mundo fizesse terapia antes de ter qualquer sintoma ou de qualquer evento desagradável, pois assim o indivíduo se estrutura psicologicamente para enfrentar os revezes da vida.

Já dizia o grande mestre Freud: “Haverá um dia em que deveremos deixar de ser a criança que sempre fomos, deixar as ilusões de lado e encarar a vida hostil, tal qual ela se apresenta. A isso eu chamo de Educação para a Realidade”.

karina-ferrari-terapia-investir-dinheiro-em-psicoterapia-autoconhecimento-busque-ajuda
E a Terapia nada mais é do que essa tal “Educação para a Realidade”. Nos faz crescer. Nos faz ver o mundo e as pessoas de uma forma diferente. Nos mostra como encontrar a felicidade dentro de nós mesmos, e não fora. É um processo maravilhoso de transformação interior ao qual eu convido a todos que ainda não conhecem a fazerem parte!

E você, já fez terapia? Comente com a gente o que ela mudou na sua vida.

Compartilhe sua Opinião ou Tire suas dúvidas!
Karina Ferrari é Psicanalista, Terapeuta Holística e Coach, atuando em seus atendimentos com a Terapia Psicanalítica, o Reiki, a Terapia Floral de Bach, o Balanceamento Muscular (Cinesiologia) e Coaching. Instrutora e Pesquisadora dos Florais de Bach, com formação Internacional em Florais de Bach pelo Instituto Bach, tendo constante participação em cursos, palestras e conferências para aprofundamento sobre o tema. Realiza atendimento em consultório particular e empresas, ministra cursos e palestras sobre Reiki e sobre os Florais de Bach, ministra palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional e é facilitadora de grupos de estudos no Instituto Religere. Agende uma sessão agora mesmo entrando em contato comigo, por telefone ou e-mail.

Leave a Reply